1 - Elementos Nativos
Cobre - Arizona, USA
29 - Cu
Etimologia: Nativo – (Latim – Nativu = Nascido; Nativo) = Puro
Propriedades: Todos os Elementos são compostos de uma forma homogénea, sendo constituídos por partículas mínimas, os Átomos. A massa de um Átomo consiste aproximadamente em 1024g e o seu diâmetro é cerca de 10-10m. Os Átomos não são quimicamente divisíveis. Conhecem-se atualmente 104 Elementos e, de forma correspondente 104 classes diferentes de Átomos; 90 deles foram descobertos na Natureza, tendo o restante sido criados artificialmente.
TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS
A frequência destes Elementos na Natureza é muita diversa. Metade da Crosta Terrestre (cobertura rochosa, aquosa e aérea) é composta de Oxigénio e uma parte de Silício. A maioria dos Elementos apresentam-se apenas em combinações químicas. Estas compõem-se, no mínimo, de duas classes distintas de Átomos e a união dos diferentes Elementos produz um material novo. Assim, por exemplo, os Elementos Hidrogénio e Oxigénio, ambos gases, formam uma nova matéria, a água, que consiste num líquido. A tendência manifestada pelos Elementos em entrar em combinações não é igual em todos eles. Quanto maior é o seu grau de nobreza maior será a possibilidade de os encontrar como Elementos puros na Natureza. Esta nobreza manifesta-se nos que melhor resistem à oxidação como muitos dos Metais preciosos.
No total, existem 27 Elementos na Natureza que se podem apresentar como Minerais em estado puro ou em amálgamas com a seguinte classificação:
1 – Metais.
2 - Semimetais
3 - Não metais
São incorporados também nos Elementos Nativos os Carburetos, Nitretos, Silicietos e Fosforetos.
Entre os Elementos Nativos, os Metais são os que apresentam a melhor condutividade térmica e elétrica, possuem, quando polidos forte brilho metálico, são opacos, dúcteis e sem clivagem. Apresentam densidades elevadas 6,9-22,65 g/cm3 e dureza 1,5 a 4,5 exceto o Irídio que tem dureza 6-7. Cristalizam na sua maioria no sistema cúbico. No geral os Semimetais apresentam quase todas as características dos Metais e distinguem-se destes pela sua marcada clivagem, fragilidade e menor condutividade térmica. Os Não-metais apresentam redes cristalinas com átomos neutros, que se unem formando grupos, cadeias, anéis ou armações de acordo com as respetivas condições de formação. Devido a este facto produzem-se modificações como por exemplo o Diamante (alta pressão) e a Grafite (baixa pressão), ambos compostos por Carbono e com durezas opostas.
1 - Metais
2 - Semimetais
3 - Não metais
Formação: Os Elementos Nativos têm pouca participação na formação da Terra. Podem produzir-se enriquecimentos de jazigos quando o mineral original é decomposto. Após a erosão de um jazigo primário poderão acumular-se Ouro e Platina em veios durante a fase de formação Pneumatolítica. A rocha adjacente pode ser impregnada por uma solução de influência Vulcânica directa.
Aplicações: Os Metais nobres são utilizados basicamente em joalharia, robótica espacial, placas de circuitos eletrónicos e como recurso de metais raros. Os Semimetais e o Enxofre são uma fonte com aplicação variada na indústria, medicina, etc. O Diamante tem aplicação em joalharia e ferramentas de corte, a Grafite utiliza-se em eletrónica e feitura de lápis.
Martins da Pedra